GC Aberto

De non existir a Unión Europea, teriamos que inventala. Por Daniel Lago

O medo, o terror, o Holocausto, o sem sentido, que foi a II Guerra Mundial na Europa, fixo de catalisador da volta à ração, ao humanismo e a umas sociedades onde a preocupação principal era não ter que repetir os erros

Por ENGALIZA | GC ABERTO | 04/07/2017

Comparte esta noticia

Estamos, assim por diante, num momento que poderia ser o começo da fim do projeto de paz e convivência que é a União Europeia. Com todas as suas profundas imperfeições, como em toda obra humana, não fica mais do que dizer que de não existir a dia de hoje uma União Europeia, teríamos que entre todos inventa-la. A UE é o reflexo dos sonhos de toda uma geração de gente, que viveu nas suas próprias carnes, os horrores da guerra.

Europarlamento, o Parlamento Europeo en Bruxelas
Europarlamento, o Parlamento Europeo en Bruxelas

O medo, o terror, o Holocausto, o sem sentido, que foi a II Guerra Mundial na Europa, fixo de catalisador da volta à ração, ao humanismo e a umas sociedades onde a preocupação principal era não ter que repetir os erros do passado. Mas como sempre, o tempo, vai na nossa contra. Na atualidade existem fortes movimentos políticos que têm no seu espírito uma forte componente eurófoba. Na política, como na nossa vida como seres humanos, sempre é bem mais fácil destruir que construir. E se os erros foram importantes durante o processo de criação, mais grandes serão os problemas derivados da desintegração do projeto comum. E isto é o que temos, sem complexos, que indicar desde as forças políticas que acreditamos no projeto da UE, como um projeto de defesa dos valores democráticos, dos direitos humanos e de um espaço de defesa das políticas sociais e de redistribuição da riqueza. E desde CxG, não amossamos nenhum tabu em declararmos abertamente europeístas, como parte do nosso internacionalismo e da nossa aspiração cara uma sociedade internacional mais justa e equilibrada.

Fora da UE, fica um mundo em deriva cara a autocracia na liderança mundial, com a maior ditadura do mundo a exibir o seu domínio, tanto no plano económico, como no plano militar. A China, é a dia de hoje um monstro com aspirações globais de governança mundial. Desde a fraqueza do estado-nação, é impossível enfrentar aos retos desta nova ordem internacional que está a vir para a frente. Desde fora da UE, é impossível enfrentar a um gigante que não respeita os direitos humanos nem os princípios da democracia. Desde logo, na observação do novo contexto do sistema internacional que temos por diante, de não existir uma estrutura como a UE, teríamos que inventa-la com a máxima das urgências.

*Daniel Lago é membro da Executiva Nacional de Compromiso por Galicia

Comparte esta noticia
¿Gústache esta noticia?
Colabora para que sexan moitas máis activando GCplus
Que é GC plus? Achegas    icona Paypal icona VISA
Comenta